segunda-feira, 1 de junho de 2009

Eficiência x Eficácia

Na época em que trabalhava na Acesso Comunicação Jr., já havia surgido essa discussão sobre a diferença entre eficiência e eficácia. Lembro das aulas de Administração de Recursos Humanos na Faculdade de Economia e Administração e dos debates nas reuniões de reformulação do Planejamento Estratégico da Acesso. Desde então, guardei para mim que eficiência é melhor que eficácia, pois não significa apenas fazer o que deve ser feito, mas fazer da melhor maneira, alcançando o melhor resultado. Eficaz, então, soava pobre, medíocre.

Ai que piada, meu Deus! E não é que é justamente o contrário?!


Durante uma discussão aqui no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), fui pesquisar para tirar essa dúvida e achei o seguinte:

"Eficiência é fazer alguma coisa certa, correta, sem muitos erros. Eficácia é fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera. É fazer 'a coisa certa', ou seja, a coisa que leve ao resultado almejado.
Um administrador, no decorrer de suas atividades, deve alcançar ao mesmo tempo a eficiência e a eficácia. Primeiro, seu trabalho precisa alcançar o que se espera, os objetivos almejados, e esse trabalho não deve conter erros demasiados. Deve estar o mais correto possível. Se o administrador é eficaz, mas não é eficiente, ou seja, faz o trabalho certo para alcançar uma meta, mas esse trabalho apresenta diversos erros, então os objetivos têm chances remotas de serem alcançados. Se o administrador é eficiente, mas não é eficaz, ou seja, faz os seus trabalhos com um mínimo de erros, mas nunca realiza um trabalho que levará ao alcance das metas, então os objetivos nunca serão alcançados. A eficácia é primordial, imprescindível ao administrador, e a eficiência é desejável. O administrador que é eficiente, porém não é eficaz, nunca alcança os resultados, ao passo que, aquele que é eficaz, mas não é eficiente, tem algumas chances de atingir bons resultados.
Por fim, o administrador que é eficiente e é eficaz sempre atinge resultados positivos."

Éh...fica aí a lição do dia: não basta ser eficiente, é necessário ser eficaz!

Um comentário: