sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pisaram na minha beca

Como todos já sabem, agora não é mais obrigatório o diploma para exercer a profissão de jornalista. É até complicado falar sobre isso, pois além de envolver muitas questões, muito já se falou sobre o assunto. Mas sou contra essa decisão, assim como a maioria das pessoas que conheço, principalmente estudantes de Comunicação e jornalistas formados.

Sou contra a decisão e contra os argumentos. Exigir o diploma fere a liberdade de expressão? Conte outra! Afinal, para que servem os outros canais, como colunas e blogs? Falar e escrever qualquer um sabe e pode, mas fazê-lo como um profissional capacitado para tal já é bem diferente. E mais, os jornalistas são porta-vozes da sociedade. Logo, cada indivíduo também pode se manifestar através deles, mediadores sociais, podemos assim dizer.


"Não são necessários conhecimentos específicos para exercer a profissão". Ah, não? Para que aprendemos, então, ética, antropologia, teorias da comunicação, fundamentos do jornalismo, técnicas de produção para rádio, TV e impresso? Acredito que para sermos capazes de oferecer à sociedade informação com verdade, conteúdo e qualidade.

E se há quem diga que a faculdade só ensina a beber, digo que a minha ensinou muito mais. Os quatro anos de graduação, que completo no final deste ano, fizeram sim diferença para a profissional que serei. E não sejamos hipócritas, se for tocar no assunto de bebidas e festas, que cassem, então, os diplomas de muitos profissionais por aí. Dos médicos, quem sabe. Alguém já foi a um Intermed da vida? Nem por isso desmereço a classe. E por falar nisso, se basta ter vocação, interesse, curiosidade e buscar mais conhecimentos para ser jornalista, o mesmo também deveria valer para outras profissões, como advogado, administrador, etc. Néh não? Ou será que é porque esses outros profissionais não são uma pedra no sapato de muitos políticos por aí? Isso para mim é retaliação. O pior é que pouco foi feito contra isso.

Tudo bem, concordo com alguns que dizem que "o bom profissional vai sempre se destacar e ter o seu lugar". Mas... ei? Vocês não pensam na desvalorização que estamos sofrendo? No mercado, que já estava saturado? Nos salários, que já não eram lá grandes coisas e podem ficar ainda mais baixos?

Isso me preocupa sim, mesmo não sendo o jornalismo em si a minha primeira opção. E agora até os concursos públicos podem sofrer alterações por causa dessa decisão. Resta-me terminar de fazer minha parte e esperar que, no final das contas, meu "diploma" sirva para alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário