Na semana passada escrevi um pouco sobre marketing de experiência. Não conceituei, nem entrei na parte teórica, pois a intenção era apenas "fazer entrar no clima". Isso ficaria para depois, já que, como o assunto é gostosíssimo, renderia uma série de posts por aqui.
Mas não é que, um dia após meu post, começou uma campanha da Rádio Cidade FM que, literalmente, deu o que falar? No dia 19, última quinta-feira, começaram a ser veiculados comerciais entre o Jornal Nacional e a novela das 20h. Neles, a nova garota propaganda se apresentava e dizia que a Rádio Cidade queria "fazer parte do seu mundo e surpreender você".
Foi só terminar o comercial que os telefones de vários ouvintes tocaram. Na linha, um mensagem da rádio convidando-os a participar de uma promoção. Outros receberam uma visita do vizinho, que lhes entregaram flores, também com um convite para a promoção. Assista ao making of dessas ações: http://migre.me/cGb2 e http://migre.me/cGbi.
Diretamente, essas ações atingiram, segundo informações passadas pela assessoria da Rádio Cidade, 2500 pessoas de Juiz de Fora e de outras cidades da Zona da Mata de Minas Gerais. Digo diretamente porque essa ação gerou um boca-a-boca incrível.
Eu, por exemplo, recebi depois, pelo Twitter, uma mensagem da rádio perguntando se eu estava acompanhando a campanha, pois seria uma sugestão para o blog. Apesar de não ter assistido ao comercial, nem ter recebido ligação ou flores, eu li um monte de comentários no microblog sobre o que estava acontecendo. Pessoas contando que tinham recebido a ligação ou que tinham achado a campanha um máximo. Isso, é claro, despertou minha curiosidade e fez com que eu buscasse mais informações. O mesmo deve ter acontecido com outras pessoas!
E por que esse é um exemplo de marketing de experiência?
Vamos lá! Bernd H. Schmitt, criador desse conceito, define experiências como "acontecimentos individuais que ocorrem como resposta a algum estímulo (por exemplo, os estímulos provocados pelo marketing antes e depois da compra)". Ele lembra que as experiências geralmente não são espontâneas, mas induzidas: "as organizações precisam, então, fornecer os estímulos que vão resultar em experiências para o consumidor".
O autor ainda divide as experiências em cinco tipos diferentes, que são os módulos experimentais estratégicos (MEEs): os sentidos, os sentimentos, os pensamentos, a ação e a identificação. A implantação dos MEEs se dá através dos provedores de experiências:
A campanha da Rádio Cidade foi, então, um exemplo de marketing de experiência porque ela criou esses estímulos, trabalhando com os sentidos (visão, ao assistir ao comercial; tato, ao tocar a flor; olfato, ao sentir seu perfume), os sentimentos (despertou emoções de surpresa, alegria ou orgulho ao receberem a ligação ou as flores) e os pensamentos (muitos devem ter pensado: "como ela vai me surpreender?") do público, além de ter estimulado à ação (de participar da promoção e escutar a nova programação da rádio) e gerado identificação nas pessoas ("você recebeu a ligação? Eu também!").
A campanha cumpriu a missão do marketing de experiência, que Jorge Nahas, da agência O Melhor da Vida, primeira do Brasil a utilizar o conceito, considera ser a de "quebrar a rotina".
E o mais bacana do marketing de experiência é que ele permite usar diversas mídias, de forma integrada: TV, rádio, mídias sociais, etc., assim como foi feito pela Rádio Cidade (a campanha também foi trabalhada através de Orkut, Twitter e Youtube). Não preciso dizer que isso gera um impacto muito maior e, consequentemente, um resultado mais satisfatório.
Achei seu blog muito interessante e ja estou seguindo
ResponderExcluirfaço Administração na UFJF, to me formando agora e amo marketing
gostei muito do seu post...apresentou o exemplo, o conceito e depois fez uma mescla dos dois permitindo um melhor entendimento sobre o assunto...PARABÉNS!!
Eu participei da ação da Rádio Cidade e como parte integrante do processo, posso dizer que gostei muito da idéia. Eles conseguiram integrar varias ferramentas de marketing ao mesmo tempo e de forma muito positiva. Além de ter sido algo inovador, principalmente porque nós consumidores não estamos acostumados a ver estações de rádio com tamanha visibilidade em outros tipos de mídia.
Que bom que gostou Monikinha!
ResponderExcluirA campanha realmente foi muito inovadora (está sendo, na verdade).
Espero que continue mesmo acompanhando o blog. E quando quiser, pode sugerir assuntos também hehe.