Aposto que você se lembra da maioria dos acontecimentos importantes pelos quais você passou: o primeiro dia na escola, o dia que aprendeu a andar de bicicleta, seu primeiro beijo, o show da sua banda favorita, a primeira semana na faculdade, um prêmio que ganhou, etc.
Essas são suas experiências, "o resultado do encontro e da vivência de situações". Boa ou má, a experiência fica, muda comportamentos, gera lembranças.
Agora me diga: você vai valorizar mais uma marca que simplesmente apresenta os benefícios e as características de seus produtos/serviços ou aquela que vai lhe proporcionar experiências que lhe marquem, como as citadas acima?
Essa é a essência do Marketing de Experiência, tema de minha monografia. Em meus estudos, pude ver que cada vez mais o marketing tradicional (das características e benefícios) está sendo deixado para trás - pelo menos pelas empresas inteligentes, detentoras de marcas fortes.
O importante hoje é focar no cliente, não nos produtos. É se relacionar com ele, procurar conhecê-lo, descobrir suas expectativas, seus desejos. É permitir que ele vivencie os valores da marca e leve isso para seu estilo de vida.
Nesse sentido, Allan Stenhouse, da Fox Kids TV, é magnífico em sua colocação: “você precisa criar uma experiência que faça os corações baterem mais rápido. As pessoas precisam de sentimentos. Sem emoções, um produto é apenas um produto”
Realmente essa frase é a essência do marketing moderno. Excelente post!
ResponderExcluirBeijos e sucesso sempre.
Oi Naissa,
ResponderExcluirTbm estou escrevendo minha mono baseado em mkt de experienca.
Seráque você poderia me encaminha o seu trabalho para eu dar uma lida?
Meu email é rafaelammaia@hotmail.com, por favor entre em contato. Fico no aguardo
Oi Rafinha!
ResponderExcluirQue banaca! Fico feliz com esses contatos.
Vou encaminhar para você por e-mail.
Boa sorte com a monografia, o tema é uma delícia.