quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Programa Próximos Líderes

Primeiro peço desculpas por ter abandonado o blog nessa última semana. Acho que desde o começo criei uma periodicidade de postagem e essa foi a primeira vez que não a sigo. Motivos: monografia, é claro; viagem para Brasília para participar do concurso do Sebrae para analista de Comunicação e Marketing (em breve darei notícias); e trainee da Natura, tema deste post.

Explicações dadas...então vamos ao que interessa. Em agosto, entrei no site da Across e encontrei uma Programa Trainee, digamos, diferente. Não mencionava quem estava por trás, mas focava nos valores da empresa - que obviamente deveriam convergir com os dos candidatos - e convidava os participantes a se apaixonar. E isso foi o que mais despertou meu interesse pelo Programa Próximos Líderes (PPL).



Agora que me dei conta de quanto tempo estou envolvida nesse processo, então se eu errar alguma informação, dê um desconto para minha memória! Acho que antes mesmo de divulgarem qual empresa estava por trás do PPL, fizemos duas atividades: na primeira, se não me engano, tínhamos que responder o que nos motivava ou por que queríamos participar daquele Programa Trainee, mesmo sem saber para qual empresa era; na segunda, "A sua visão", tivemos que assistir a cinco vídeos, cada um sobre um assunto, e depois responder a perguntas que abordavam convivência, trabalho, conhecimento, qualidade de vida e o mundo.

Depois dessas etapas, o mistério foi revelado. Recebemos um e-mail que nos encaminhava para o hotsite do programa para sabermos quem era a empresa. Foi uma surpresa boa: O Programa Próximos Líderes é da Natura, que neste ano completa 40 anos.

Daí vieram mais etapas on-line:
- Atividade 3: contar a história da sua vida, desde antes de seu nascimento. Nossa, como essa etapa deu trabalho! Não lembro de muita coisa de minha infância, então precisei conversar com meus familiares, puxar da memória e ter objetividade para escrever tudo - e paciência, pois na primeira vez escrevi tudo no próprio site e acabei perdendo e tendo que escrever tudo de novo.
- Atividade 4: um exercício sobre mudanças climáticas e meio ambiente. Tivemos que ler alguns materiais que foram indicados e criar uma proposta para ser apresentada na Conferência de Copenhague, no ano que vem. Nessa época também fomos convocados a participar do Natura Conecta, uma comunidade criada para conectar as pessoas e integrar os grupos que se relacionam com a Natura.
- Atividade 5: depois das etapas individuais, essa foi uma atividade em grupo. Dividiram os candidatos em grupos de cinco e tivemos que nos comunicar para realizar a atividade "Empreendedorismo Social". Cada um teve que sugerir três nomes de pessoas ou empresas que fazem do empreendedorismo social sua atividade principal. Depois, tivemos que nos reunir, escolher um desses e criar uma proposta de divulgação. Foi uma atividade muito legal justamente pela essência, de trabalho em equipe. Depois que entregamos a atividade, recebemos questionários para avaliar nosso trabalho e o de cada um do grupo na atividade. Tivemos que avaliar quesitos como liderança, responsabilidade, criatividade, etc.

Depois disso, eles informaram que iam avaliar todas as atividades feitas até então para selecionar os 800 candidatos que seriam chamados para as dinâmicas regionais. E o mais bacana: iam encaminhar um feedback para os reprovados. Após um período de ansiedade veio a resposta positiva: aprovada para a dinâmica.

Antes, entretanto, há ainda mais uma atividade: "Movimento Social". Ela é composta de duas partes: a primeira on-line e a segunda será feita durante a dinâmica - para isso teremos que ler a proposta de todos que estarão em nosso grupo. Essa atividade ainda está em andamento, o prazo para entrega é amanhã às 12h. Tivemos que entrar em contato com uma consultora da Natura, conhecer sua rotina, seus desafios e a comunidade onde atua, para, em cima disso, identificar uma oportunidade e propor uma melhoria social, visando a agregar valor para a sociedade, e não para a Natura ou suas consultoras. Foi uma atividade bem trabalhosa, mas sempre é legal pensar em um projeto que pode transformar a sociedade, a sensação é que nos transformamos juntos, revemos valores e ampliamos nossa visão de mundo.

Agora é esperar a dinâmica, a minha primeira de empresa grande (fora isso passei por três de empresa júnior. Sim, fui reprovada duas vezes hehe). Marquei a minha para BH, no dia 6. Vai ser das 7h30 às 18h30. Pensa nisso! Estou bem curiosa e empolgada. Acho que esse foi o processo seletivo que mais me dediquei e também o que estou mais esperançosa. Não é sempre que vemos um Programa Trainee que avalia mais que conhecimentos técnicos (inglês, informática, raciocínio lógico, etc). Eles estão selecionando por atitudes, por comportamentos. E essas competências nós não adquirimos do dia pra noite. Esse foi o primeiro processo que vejo que está analisando atitudes de liderança, responsabilidade social e trabalho em equipe. Um Programa Trainee diferente, criativo e completo. Tiro meu chapéu para a Natura e para a Across. Sei que consegui envolver e empolgar algumas pessoas com esse processo e espero realmente que ele continue nesse formato nos próximos anos, para que mais pessoas tenham a oportunidade de ter uma experiência tão boa quanto a que estou tendo. Tenho deixado minha monografia um pouco de lado e perdido alguns fios de cabelo de tanta preocupação, mas o aprendizado está valendo a pena.

Ps: como a memória não é boa, recorri ao blog da Lili para me lembrar das fases do processo. Blog muito bom, por sinal, para quem está tentando ser trainee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário