sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Futuro profissional: dinheiro x satisfação

Acho que desde que entramos na faculdade já começamos a pensar no futuro, no que faremos quando sairmos. Com a formatura se aproximando, esses pensamentos e, principalmente, a preocupação ficam mais frequentes.

São muitas opções: fazer uma pós-graduação, um MBA ou um mestrado; já começar a trabalhar; virar trainee de uma empresa; prestar concurso...


Devemos sim pensar nisso, planejar e correr atrás, mas temos que ter cuidado para não tomar decisões importantes influenciados pela vontade (normal) de conquistar depressa a tão sonhada independência financeira. Sair de casa, pagar as contas, não depender dos pais...tudo isso é bom sim! Mas você sacrificaria um sonho ou atropelaria suas vontades para conquistar isso "para ontem"?

Tento manter um pensamento realista sobre meu futuro profissional. Tenho muito medo de não conseguir realizar meus objetivos, mas sei que todo começo é devagar. Qual o problema se no começo você receber pouco - mas um preço "justo", pelo menos - e ainda precisar do apoio dos pais? Vá com calma! Melhor que ganhar muito dinheiro é fazer o que gosta. Sei que há opiniões contrárias, mas eu acredito nisso. Estando satisfeito com sua escolha, tenho certeza que você ficará mais motivado para realizar um bom trabalho. Daí é questão de tempo para você crescer na carreira.

Li uma frase, no livro de Maurício Tavares, que faz todo sentido (e cai como uma luva para minha profissão):"É preferível estar feliz todos os dias do que somente uma vez por mês,quando receber o salário". E você, quantos dias de sua vida quer estar feliz?

Um comentário:

  1. olha, frase muito boa e post perfeito, naissa! como já dizia aquela velha propaganda: tem coisas que o dinheiro não compra. o mais verdadeiro dos clichês.

    ResponderExcluir