sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A vilã da vez: a monografia

Passamos seis períodos da faculdade "estudando" - pode ser nos dois sentidos da palavra ou não, depende da pessoa -, estagiando, correndo atrás do que achamos que vai ser importante para nosso futuro profissional e, claro, aproveitando também essa época doida de nossas vidas para nos divertir e curtir os amigos (melhor momento!).

Chegou o sétimo período, últimos "mergulhões" (chamamos assim as disciplinas práticas, tipo laboratórios) e a hora de decidir - ou fingir que decidiu - sobre o que vai ser a monografia. Aí começamos a nos descabelar: "não tenho tempo para pensar nisso agora"; "mas já tenho que decidir?"; "não sei sobre o que fazer", "preciso de tempo para escolher"; "vou fazer de qualquer jeito e no semestre que vem refaço" (conheço pessoas que não recomendam isso).


Aí vem o oitavo período: você fica por conta da monografia. Não tão por conta se considerarmos que a maioria faz estágio. Daí você começa a ler desesperadamente, a fichar, a tentar escrever - só tentar. Escreve um parágrafo, acha que ficou horrível. Acompanha os colegas que já devem ter a monografia pronta, pelo que divulgam, e vê que você está beeem atrás deles. Olha para o calendário e vê que está atrasado, teme não conseguir terminar a tempo, mas isso o deixa mais paralisado ainda. Fica sabendo de outros colegas, que estão na mesma situação que você, e isso o conforta. Se pergunta por que não consegue escrever se escolheu um tema que gosta, que tem interesse. No final das contas, fica com a sensação de que não sabe nadica de nada do que está falando e diz gostar.

Bendita monografia! Bem que dizem que ela é igual a um filho, que você não vê a hora de nascer. Mas tenho minhas dúvidas se depois vai querer ficar lambendo a cria. O mais provável é a depressão pós-parto.

Só que uma coisa ficou clara nisso tudo. Você realmente tem que falar sobre o que mais gosta ou o que realmente gosta (às vezes o que mais gosta nao é tão viável ou interessante, pensando no futuro). Mas, diferente do que pensamos quando estamos no meio do curso, essa decisão, às vezes, já está tomada há muito tempo, basta você perceber. Já tem algum tempo que eu sabia que gostava mais de Comunicação Empresarial, Marketing e Eventos. E quais são os capítulos de minha monografia??? Exato! Essa regra não vale para todos, pois tem gente que se apaixona por determinada área faltando seis meses para se formar, ou menos. Mas se você já sabe bem com o que realmente quer trabalhar depois que se formar, vai fazer um bem enorme a si mesmo se já começar a se preparar para falar sobre isso, mesmo que não saiba o recorte que dará ao tema.

Comece a ler mais, faça fichamentos e escreva, mesmo que seja para guardar. Hoje vejo que faz uma falta enorme se dedicar a escrever mais artigos e textos acadêmicos (mesmo eu não gostando nem um pouco disso, principalmente porque a Facom não incentiva muito a produção na área que gosto). A única dica que posso deixar para você, que ainda não chegou nessa fase, é essa. Se você está no mesmo barco que eu, talvez concorde com o que escrevi.

4 comentários:

  1. fase complicada essa de dividir tantas dúvidas de final de curso com um estudo tão importante. mas sabe o q é o mais legal da monografia? vc descobrir novas possibilidades e parar um pouquinho pra pensar nelas.
    qto ao tempo, não se preocupe e nem se compare, cada um tem o seu.

    ResponderExcluir
  2. sei exatamente o que você está passando. A sensação de não conseguir dar conta, de estar atrasado, de não gostar da área acadêmica... tudo está bem presente pra mim tbm. Mas, como vc mesma me disse, vamos tentar não parar... a gnt consegue.. nem que seja na ultima noite!rsrs

    ResponderExcluir
  3. Naíssa, parabéns pelo blog! Me avise quando tiver novidades. E... ah! Quanto à monografia: tenho certeza de que você vai lamber sua cria e se orgulhar muito do quanto aprendeu enquanto ela ainda era um feto. Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Oh lôra, obrigada!
    Aprendizado sei que tive muito nesse período mesmo. Agora estou com um friozinho na barriga esperando a orientação de meu primeiro capítulo hehe
    Ah, também estive em seu blog essa semana, muito bacana! Beijos

    ResponderExcluir