quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Estão pisando na minha beca...Parte II

Post de desabafo! Peço desculpas para quem não compreender.

É esperado que eu forme no final do ano. Como se não bastasse a pressão para escrever a monografia, as dificuldades dos trainees que estou tentando e a preocupação com o que fazer depois, agora tenho mais uma coisa para me preocupar: será que vou conseguir formar?


Sim, isso mesmo! Pode ser que eu não consiga formar no final do ano, tudo porque não completei todos os créditos de matérias eletivas. Você deve estar pensando: "Merece não formar mesmo! Sua burra, você não sabia que tinha que fazer 11 créditos de eletivas?"

Acontece que faço Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, mas em uma faculdade que entende ênfase como exclusividade. Sempre tive mais interesse pela parte empresarial, como Assessoria de Comunicação, Marketing e Organização de Eventos. Entretanto, dê uma olhada nas matérias que são oferecidas com frequência: Jornalismo Esportivo; Documentário; Edição; Direção; Produção; Cerimonial, Protocolo e Organização de Eventos; etc. Dessas, acho que deu para perceber que a única que fiz foi Cerimonial. Há uma outra bacana que é Comunicação Corporativa, mas que só é oferecida uma vez na vida e outra na morte - e justamente quando foi eu não pude fazer, droga!

Fazendo estágio e estando ocupado (a), você perderia seu tempo fazendo uma disciplina fraude ou que não lhe interessasse ou faria outras disciplinas interessantes em outras faculdades e continuaria se dedicando ao estágio, onde estivesse aprendendo mais que em sala de aula? Respeito sua opinião, mas preferi a segunda opção. Então cursei Planejamento Estratégico, Marketing (não entendo por que essa não é uma eletiva para nós, já que Publicidade e Propaganda é eletiva para o pessoal da Administração), Psicologia Aplicada à Administração e Recursos Humanos I e II, além de ter feito parte de empresa júnior e depois ter passado por outras bolsas dentro da faculdade.

Mas sabendo que poderia não formar, por que não fiz nada neste semestre? Porque o coordenador do semestre passado disse que eu poderia ficar tranquila que aproveitariam meu crédito de estágio (e naquela época cada gestão na empresa júnior valia dois créditos, agora vale só um) e, se eu precisasse, pegariam das opcionais, que você deve ter percebido que tenho sobrando (fiz espanhol também).

Tudo bem que a coordenadora atual tem sido uma gracinha e está tentando solucionar minha situação, mas quero só demonstrar minha revolta por uma faculdade de Comunicação não ter disciplinas de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Gestão Empresarial, entre outras, apesar de ter professores que já trabalharam com isso. Revolta por não poder fazer as disciplinas que acho que vão se enquadrar melhor dentro do que quero seguir, apesar de falarem que adotam a "flexibilização curricular". E, principalmente, por faculdades que mal estão dando conta da graduação e crescem o olho para pós e mestrados - daí já viram a qualidade de alguns professores né? Grande parte dos bons é que nem orelhão: ou não existe ou está ocupado.


Ps: aceito sugestões de novo nome para o blog.

3 comentários:

  1. Tenso!
    Essa história de eletivas e opcionais sempre foi um problema na FAcom e infelizmente vai continuar sendo por um bom tempo. Mas o que me deixa mais indignada é a situação da Acesso. Como uma empresa júnior, onde você trabalha e aprende muito mais comunicação que certas bolsas (inclusive a da coordenação do curso, que já fiz parte), pode valer somente um crédito? Enquanto essas bolsas agora valem 4 a cada 6 meses. Difícil de entender, não? Fora a quantidade de "maracatuaias" que vemos alguns fazerem para formar os "queridinhos". E como diz meu sábio pai: "O começo é assim mesmo, depois piora".

    ResponderExcluir
  2. Uai...Caminhos do Teatro você faz uma resenha e ganha créditos. Agora, trabalhar 12h semanais ou mais na empresa júnior, porta de entrada para o mercado, vale um só.

    ResponderExcluir
  3. É Naissa.. concordo plenamente com seu ponto de vista e também fico revoltado com as disciplinas oferecidas, pois me interesso pela mesma área que vc. Quanto à Acesso, é realmente absurdo pensar que um trabalho que nos acrescenta tanto possa valer tão pouco perante a faculdade. Mas fique tranquila, sua situação será resolvida e nós vamos formar. Triste é pensar que os "problemas" individuais são resolvidos, mas o problema maior continua e ngm faz nada pra mudar...

    ResponderExcluir