quarta-feira, 17 de março de 2010

Não se sabote!

"Estou com medo", "será que eu tento?", "e se eu levar um não?", "vale a pena tentar?", "para mim qualquer coisa está boa"...

Eu sei que é difícil, sei que nesse momento de procurar emprego bate mesmo aquela insegurança, justamente porque nós queremos muito que as coisas aconteçam, que dê tudo certo. Queremos para ontem, queremos sempre mais. Mas é exatamente por isso que devemos parar de nos sabotar e tirar essas frases de nosso repertório. O medo paralisa, nos faz perder boas oportunidades pelo simples fato de não sabermos o que vem pela frente, qual será o resultado. Não tenha medo! Aposte! Você pode percorrer um caminho longo, difícil, dispendioso e...receber um não. Mas pode também receber um sim, mesmo que ele venha depois de muitos nãos.


Comecei a procurar emprego em junho de 2009, quando eu ainda estava na faculdade e ia começar a escrever a monografia, pensando que poderia já morar em outra cidade, se fosse necessário, e ser orientada à distância. Aí já começaram os nãos: eu não morava nos grandes centros, ainda não tinha diploma, etc. Continuei tentando e assumo que me inscrevi para muitas vagas, todas que me interessavam. Levei um sim que ainda não se concretizou no concurso do Sebrae. Levei um não na penúltima etapa do Programa Próximos Líderes da Natura. Levei outro não na penúltima etapa do Programa Jovens Talentos da Santher.  Um não para um "pedido" de emprego em Lavras, seguido de uma proposta de sociedade, que não era bem o que eu estava procurando.

Até aí você pode calcular algumas frustrações e mais de R$ 2.000. Eu preferi acreditar que era investimento, precisava convencer minha mãe disso. Fiz minha assinatura na Catho, que virou minha grande esperança. Muitas horas do dia dedicadas a procurar e me candidatar a vagas de meu interesse, lá e em outros sites (Vagas, InfoJobs), blogs (Minascom, Comunicult) e perfis no Twitter (@link_zero). Fazia e fazia contatos e...nada. Até que, na semana passada, de uma hora para outra, tudo mudou. Recebi três convites para entrevista: um em Belo Horizonte, outro em São Paulo e outro em Luziânia - esse último foi pela Catho. E finalmente veio meu sim: Belo Horizonte - nem fui para São Paulo. Com isso, tenho uma semana para arrumar mudança e papelada. Você deve imaginar a loucura que está minha vida.

Na verdade, eu contei tudo isso para compartilhar com você o que aprendi. Ouvi muito do meu namorado, durante minha jornada de procurar emprego, que é preciso ter paciência, persistência e coerência. Mais do que nunca sei que isso é a mais pura verdade. Coerência...até parece que estou sendo incoerente escrevendo tudo isso, como se eu tivesse adotado com maestria essa postura que acabei de defender. Até parece! Já lamentei muito, já fiquei insegura, já tive medo de receber outros nãos depois de gastar muito e apostar todas as minhas fichas, já chorei achando que o primeiro trimestre - que todos apontavam como o momento para arrumar emprego - ia passar e eu não ia conseguir minha vaguinha...coitado do meu namorado que aguentou tudo isso! Mas uma coisa que aprendi foi ter esses medos, essas inseguranças, mas agir. E agora eu posso afirmar que essa postura funciona. Permita-se sentir esses medos e inseguranças, mas apenas por alguns minutos ou, no máximo, por poucas horas.

Então, o humilde conselho que posso dar para você que está no mesmo barco que eu é que confie e arrisque mais. É preciso fazer diferente para alcançar resultados diferentes (mais uma frase do namorado). Quanto menos medo de mudar e mais disponibilidade para mudança - não encare isso como redundante, há uma diferença no que quis dizer -, mais chances você vai ter de conseguir bons empregos. É preciso repensar: onde você está ou quer estar é o melhor lugar, com as melhores oportunidades, para você fazer o que realte quer fazer? Não dá para fazer uma boa colheita se você não semear em terrenos férteis. Acredite em você, senão como o recrutador poderá acreditar? (postura confiante e otimista ajuda muito durante a entrevista). Valorize-se e valorize o seu trabalho! Cada um tem sua pretensão, mas continuo achando que se as pessoas aceitarem salários muito baixos, os empregadores vão continuar oferecendo salários baixos e as coisas não vão melhorar. Por fim, por mais que não seja a oportunidade de seus sonhos, ela pode ser um dos caminhos que vai levar você até onde quer chegar, basta manter o foco e saber tirar proveito. Pense grande, mas comece pequeno (frase de uma atividade da Natura)!

4 comentários:

  1. ei Naissa,

    gostei mt do post. Todas essas experiências te levaram a conquistar o que você conquistou.

    E serve de inspiração para mim também. Daqui há mais ou menos 1 mês, é minha vez de começar essa saga do primeiro emprego, ehhehe.

    Mt sucesso pra vc em BH! Sempre estive na torcida, vc merece.

    ResponderExcluir
  2. Não te falei? Paciência, persistência e coerência. Palavras bastante saudáveis quando postas em prática.

    Por coincidência, estava lendo uns textos, e tinha uma frase sobre medo mais ou menos assim: "Vá na direção em que seu medo cresce". Acho que isso já diz bastante coisa, né? Encarar nossos medos, nos faz crescer.
    Para completar, só mesmo Shakespeare: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar"
    Tente, ouse, desafie, supere e surprienda-se! O seu limite está em você. É você quem o estipula.

    Todo o sucesso do mundo pra você.
    Te amo!
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga! Amei o texto, ainda mais porque diz algo em que todos nós não paramos de pensar.
    Que você colha os frutos do que você constantemente planta: responsabilidade, comprometimento e persistência. Estas palavras com certeza são sementes do sucesso quando sabiamente cultivadas.
    Uma coisa é certa: orgulho de ter você como amiga e como colega de profissão. Você vai longe ;]

    Grande abraço e MUITO TRABALHO!

    PS: Minha vez, se Deus quiser, ainda vai chegar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Naissa!

    Vi seu comentário no meu blog e topo sim =)
    Me mande um e-mail que conversamos: liliane.fonseca@gmail.com

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir