segunda-feira, 1 de março de 2010

E agora: lato sensu, stricto sensu ou MBA?

Como já havia comentado no Twitter, li um texto na Catho Dicas e outro na Catho Online muito interessantes sobre a diferença entre lato sensu, stricto sensu (mestrado) e MBA - Master in Business Administration. Algumas coisas eu já sabia, como, por exemplo, que o mestrado era mais acadêmico, voltado para quem quer dar aulas, atuar em pesquisa ou então prestar concursos públicos, já que a maioria tem prova de títulos. Mas confesso que tinha uma "visão incompleta" sobre MBA's. Até pensava: "ou vou fazer uma pós-graduação em comunicação empresarial ou um MBA em marketing". Detalhe importante: acabei de me formar.

Esclarecendo, então, alguns pontos:

De acordo com a consultora do Grupo Catho, Cristiane Rodrigues Garcia, antes de escolher entre cursar uma pós-graduação lato sensu ou uma pós-graduação stricto sensu, é importante definir qual o seu objetivo.
 “O mestrado traz vantagens para aqueles profissionais que desejam partir para a carreira acadêmica, ou seja, lecionar em universidades. Ele proporciona uma complementação de uma formação específica, uma vez que o profissional tem de escolher um tema relacionado a sua área de atuação ou interesse em explorar o assunto teoricamente. Outra vantagem do mestrado é que eleva a titulação acadêmica, o que tem como consequência um aumento salarial", explica Cristiane.
 
Há, ainda, o mestrado profissionalizante, mais focado no mercado de trabalho - a parte ruim é que não vi muitos na minha área e ainda não vi um que ofereça bolsa, assim como o convencional. A consultora esclarece que é um curso próximo ao MBA, mas que disponibiliza um programa que exige mais dedicação e esforço do aluno.

Já a principal diferença entre o lato sensu e o MBA, segundo Silene Magalhães, professora da Fundação Dom Cabral, é a carga horária. O primeiro é de 360 horas e o segundo é de, em média, 1.200 horas. Ela aponta que o perfil do participante é outro grande diferencial. Quem procura o lato sensu é mais jovem e quer um foco em determinada especialidade, já quem busca o MBA tem mais experiência, tanto profissional como de idade, e deseja uma visão integrada dos negócios. “No lato sensu, você tem os professores como atores principais, já no MBA o aluno é desafiado a construir o seu próprio conhecimento, ou seja, os professores dão a disciplina, mas ele vai construir o seu conhecimento e entendê-lo na sua realidade. Daí a diferença de profundidade e de carga horária”, explica a professora.

Por isso o MBA é mais recomendado para aqueles com, aproximadamente, 30 anos, que já têm pelo menos cinco anos de experiência profissional. Segundo Cristiane Garcia, "isso faz com que o MBA seja mais aproveitado pelo aluno, pois os profissionais já tiveram vivência na área de interesse e assim terão um maior nível de compreensão dos assuntos abordados no curso".
 
Assim, se você é recém-formado (a), deseja seguir a área empresarial e não gosta muito de teoria, como eu, talvez seja melhor você fazer uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado profissionalizante. Eu não desperdiçaria meu tempo só para ter um título de mestre se esse não fosse realmente meu interesse em relação à área de atuação. Há especializações excelentes em diversas áreas: comunicação empresarial, assessoria de imprensa, comunicação estratégica, marketing digital, etc. Escolha uma instituição de renome, principalmente se você fez a graduação em uma faculdade pouco conhecida. Penso que o ideal é que ela seja tão boa quanto a que você cursou sua graduação ou ainda melhor (andar para trás só caranguejo, certo?). Mais tarde, quem sabe quando estiver gerenciando um setor de uma empresa, você pode partir para um MBA, afinal cursos e especializações nunca serão demais.
 
E para animá-los nessa jornada de mestrados, especializações e MBA's, um dado bem animador ($$$): pesquisas do Grupo Catho mostram que o investimento em educação dá um excelente retorno. “Quem passa de estudante para graduado e depois para pós-graduado e mestre ganha, em média, mais R$ 633 em seu salário a cada etapa atingida", revela Carla Fabiana, também consultora do Grupo Catho.

7 comentários:

  1. Naissa, tenho uma dúvida.
    Eu ouço falar "Especialização em Comunicação Empresarial"...é a mesma coisa que Pós-graduação em comunicação empresarial?

    Ou tem diferença?

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  2. Isso, Renan!
    A especialização é a pós-graduação lato sensu em Comunicação Empresarial.
    Quando você faz a stricto sensu (ou mestrado), você é mestre, quando é a lato sensu, é especialista.

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  3. maravilhoso o POST!!! Precisava muito disso.

    Devo investir na lato sensu também...agora tenho que decidir para qual campo de trabalho né, ehhhe

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  4. Obrigada! Que bom que gostou!
    Uma dica: se você quer mesmo atuar em marketing, sendo formado em comunicação, uma opção é se especializar em marketing, pois isso vai aumentar suas chances de entrar nessa área.
    Mas se mais para frente mudar de interesse, é só fazer outra especialização se tiver condições...melhor para você.

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  5. Olá...acabei de me formar e gostaria de fazer pós graduação Latu Sensu (fisioterapia ortopédia e traumatológica), mas tb pretendo dar algumas aulas, em universidades, etc.. com esse curso poderei fazer isso? Grato!

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  6. Oi "anônimo"! hehe
    Bom, essa pergunta é muito complexa. Sinceramente não sei responder, porque não é na mesma área que eu. Meu conselho é que você procure conversar com algum professor e veja se as universidades que você deseja dar aula exigem que você tenha mestrado e doutorado. A maioria, principalmente federais, acho que exige sim.

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  7. Olá boa noite,

    Alguém pode me ajudar dando um exemplo de trabalho stricto sensu?

    28/05/2010

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