quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Eventos proprietários: feitos sob medida

No post anterior comecei a falar sobre eventos e algumas de suas vantagens como estratégia de comunicação. Para entender um pouco melhor como uma marca pode se fortalecer por causa de um evento, darei um exemplo bem recente, ligado ao carnaval: O Guaraná Antártica.

O Guaraná Antártica, com o slogan "Energia que contagia o carnaval", lançou a promoção "Qual o ritmo da sua folia?", que premiava as frases mais criativas dos consumidores com um "Trio do Barulho" - mini-caminhão portátil com alto-falantes e entrada para MP3. Além disso, patrocinou o bloco Papa, de Cláudia Leite, e levou dois BBBs para a folia de Salvador, com direito a ter sua marca divulgada pela cantora baiana.

Com certeza essa campanha deve ter sido milionária. Mas agora eu pergunto: qual o retorno de marca que o Guaraná Antártica teve? ENORME! Basta digitar no Google "Guaraná Antártica carnaval de Salvador" ou "Guaraná Antártica leva BBBs para carnaval" e você vai ter noção da mídia espontânea que foi gerada, do boca-a-boca que rolou e do consequente aumento das vendas.

Mas imagine agora se o Guaraná Antártica promovesse seu próprio evento (um Guaraná Folia, por que não?!), com apenas sua marca disputando a atenção do público, tendo “a sua cara” e todo o seu conceito e os seus valores por trás desse acontecimento! O retorno seria maior, não seria?

Pois é isso que defendo em minha monografia. E é essa a essência dos eventos proprietários, que Gaetano Lops, sócio-diretor da Rio 360 Comunicação, define como “quaisquer eventos feitos sob um molde para um cliente”. Ou seja, é muito mais que uma empresa “emprestar” seu nome, sua marca para um evento, como alguns definem, é ela criar um que leve, sim, seu nome, mas leve também seu conceito, seus produtos e também sua grandiosidade.

No livro "Marketing Promocional - a evolução da promoção de vendas", João de Simoni Soderini Ferracciù explica que quando uma empresa cria seu próprio evento, cria não apenas uma sensação, como desperta com isso a curiosidade natural em favor de sua marca, diminuindo o caminho para que seja comprada. Ao lançar mão dos eventos proprietários, as empresas estão, com uma só ferramenta, fortalecendo sua imagem, focando no cliente, valorizando sua marca e proporcionando uma experiência.

Como exemplo de eventos proprietários, temos os eventos que a Red Bull promove (fiz um estudo de caso em minha monografia), como o Red Bull Air Race, um mundial de corrida aérea, e o Red Bull X-Fighters, um campeonato internacional de motocross freestyle.


Agora vamos para a parte mais interessante! Para minha monografia, fiz uma entrevista com Gaetano Lops e com a gerente de comunicação da Red Bull, Paula Svetlic. Abaixo você confere as melhores respostas sobre eventos proprietários:

Além dos eventos da Red Bull, vocês trabalham com outros eventos proprietários? Desde quando eles vêm sendo procurados e a que você atribui isso?

Gaetano - Trabalhamos com diversos eventos proprietários para marcas como Omo, Skol, TIM, Nokia, entre outros. O principal fator para uma marca investir em um evento proprietário é poder entender melhor o seu cliente e atingir de fato o consumidor. A Experimentação de uma marca torna-se muito mais intensa quando o consumidor o faz dentro de um experiência única, e isso somente é possível através desse tipo de ação.

Qual a vantagem que uma empresa tem ao fazer um evento? É diferente de patrociná-lo?
Gaetano - É diferente principalmente pelo investimento que é muito mais alto. Mas a grande vantagem é estar de fato proporcionando uma experiência única para o consumidor.

Você acredita que os eventos são uma estratégia de comunicação que permite que as empresas consolidem sua marca? Por quê?
Gaetano - As pesquisas provam que sim, pois hoje 51 % do investimento das marcas em comunicação esta voltado para eventos. É a primeira vez na história que esse tipo de ação ultrapassa a publicidade convencional. No mundo convergente que vivemos é praticamente impossível uma marca atingir sua meta de vendas através, somente, de TV e rádio. Quem compra um carro hoje sem fazer um teste drive?

Como os eventos estão inseridos nas estratégias de comunicação da Red Bull? Desde quando vocês realizam eventos no Brasil?

Paula - Os eventos são a espinha dorsal das estratégias de marketing da Red Bull. A partir deles, ativamos a comunicação dos nossos atletas e descobrimos ângulos e personagens de grandes histórias. Nossos eventos possuem forte apelo editorial e isso faz com que virem notícia. Há 10 anos a Red Bull realiza eventos no Brasil.

Por que a Red Bull promove eventos como X Fighters e Air Race?

Paula - É uma forma de concretizar para o consumidor os valores que a nossa marca carrega: Red Bull vitaliza mente e corpo. É um energético e, como tal, confere disposição física e mental para quem necessita no seu dia a dia. O produto traz os benefícios do consumo da bebida funcional. Nossos eventos demonstram estes benefícios, nossos atletas também, com alto desempenho físico.

Em um case assistido sobre a Red Bull, foi falado que a empresa pouco investe em comerciais, pois não são efetivadas vendas através deles. Ela prefere investir em um evento, que além de proporcionar uma experiência ao consumidor e gerar vendas, gera mídia espontânea. Isso é verdade?

Paula - Nossos comerciais são os cartoons que tem o propósito de trabalhar a marca de forma muito criativa. De acordo com os nossos valores, os eventos e o investimento em atletas demonstraram ser a forma mais eficaz para que os valores da marca cheguem da forma correta aos nossos consumidores, sem qualquer distorção de interpretação.

11 comentários:

  1. Seus textos são sempre claros, esclarecedores e informativos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, Naissa! Excepcional o texto! 51% dos investimentos em comunicação são pra eventos! caramba!
    uma dúvida q eu tenho: é tão fácil conseguir mídia espontânea pra um evento da marca quanto se consegue para eventos patrocinados?

    Bj!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Flévis!
    Álvaro, é muito coisa mesmo né? E tem outros números sobre eventos que também são impressionantes. De acordo com um estudo realizado que foi divulgado pela Revista Eventos, o setor de eventos gera um Retorno Sobre Investimento (ROI)superior a qualquer plataforma de marketing e de comunicação. E de acordo com uma pesquisa encomendada pela AMPRO, o marketing de eventos é a terceira atividade mais contratada pelas empresas.
    Agora, respondendo a sua pergunta, na verdade eu acho que é até mais fácil. Porque quando você patrocina um evento, a mídia espontânea gerada não atinge diretamente a sua marca (isso quando atinge). Já quando você cria o evento, todas as atenções são voltadas apenas para sua marca, principalmente se for um evento inovador (que é uma condição imprescindível para um evento proprietário). Para você ter uma idéia, conversei com a Approach, que fez a assessoria de imprensa dos eventos da Red Bull, e com o Red Bull Air Race eles conseguiram 400 inserções na mídia, sendo três capas do jornal O Globo, duas do Extra, uma do Jornal do Brasil, uma matéria na Veja Rio e 90 matérias em TVs. Isso sem falar no que saiu na internet. Inacreditável, né? Mas aí tem que ter também um trabalho gigante de produção de conteúdo, fotos, etc. Na entrevista, a Red Bull falou exatamente sobre isso.
    Ah, e obrigada também pelo elogio e interesse.
    Bjooos

    ResponderExcluir
  4. olá, td bem? Eu sou a camilla. Poxa achei muito legal o seu blog e seus comentários. Estou fazendo meu pré projeto de monografia e estou muito preocupada pq quase não consigo escrever, rsrs. Estou fazendo também sobre eventos proprietários, vou falar da marca skol (só não decidi ainda sobre qual evento, acho q ou skol beats ou sensations). Se puder me ajudar com a bibliografia, sei q vou precisar ler muito sobre o assunto, rs Bj e boa sorte p vc no mecado de trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Oi Camilla!
    Que bom que gostou do blog!
    Nem se preocupe por não estar conseguindo escrever, é super normal. Quando for a monografia para valer você vai ver...é super mais difícil, mas só no início.
    Olha só...eu não lembro se está em minha bibliografia, mas acho que já vi uma monografia sobre Skol Beats, mas isso não significa que você não pode usar o mesmo caso. Se quiser, me mande um e-mail (naissa_viana@hotmail.com). No que puder eu vou ajudá-la, daí você me explica que abordagem está querendo dar e eu passo os livros que li. Passo até minha monografia, se quiser usar como referência hehe
    Bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, gostei muito do teu blog e achei o tema 'Eventos Proprietários' muito interessante.Espero que continues produzindo conhecimentos na área.
    Margareth Michel

    ResponderExcluir
  7. Oi Margareth!
    Desculpe pelo atraso na resposta.
    Obrigada pelo elogio!
    Esse rema é realmente muito interessante e ainda há muito para ser desenvolvido e discutido.
    Tentarei abordar mais sobre esse tema aqui. Espero que acompanhe.

    ResponderExcluir
  8. Naissa. Quais informações você tem (estatísticas) sobre o benefício das empresas ao investir em eventos? O que as grandes empresas dizem sobre o investimento em eventos de pequeno porte?

    ResponderExcluir
  9. Oi Naissa muito bacana seu blog. O assunto é exatamente o tema da minha monografia. Faço Pós em Planejamento e Gestão de Eventos na Faap-SP e preciso começar meu projeto de pesquisa . Escolhi eventos proprietários mas estou na dúvida se delimito meu tema em apenas um evento ou se pesquiso todos os eventos.O que vc acha?
    Val Pereira

    ResponderExcluir
  10. Hugo e Val, desculpem a demora para responder.

    Hugo, sobre estatísticas, os dados que tenho são da época em que eu estava escrevendo a monografia e foram mencionados aqui. 51% do investimento das marcas em comunicação é voltado para eventos. E ,de acordo com um estudo realizado que foi divulgado pela Revista Eventos, o setor de eventos gera um Retorno Sobre Investimento (ROI)superior a qualquer plataforma de marketing e de comunicação. E de acordo com uma pesquisa encomendada pela AMPRO, o marketing de eventos é a terceira atividade mais contratada pelas empresas. Dados mais recentes devem ser encontrados na Revista Eventos ou mesmo no site da Ampro. Sobre grandes empresas investirem em eventos de pequeno porte, é o que defendi em minha monografia...elas vêem como muito mais vantajoso e lucrativo elas mesmas organizarem seus próprios eventos, pois isso dá um retorno maior, principalmente de marca. Eventos de pequeno porte são, geralmente, muito locais e, por isso, não estão tão dentro do foco de interesse dessas grandes empresas, a não ser que elas tenham em seu planejamento ações mais específicas para cada região.

    Val, é complicado eu dar esse tipo de conselho. Isso vai depender muito do foco e abrangência de sua monografia. Acho que uma professora poderá lhe orientar melhor. Mas, se fosse eu, falaria dos eventos proprietários de forma geral, mas estudaria apenas um evento, senão corre o risco de seu estudo ficar muito grande, mas pouco aprofundado. São muitos os eventos proprietários, talvez fique mais fácil você escolher um que mais se identifique e tenha mais facilidade para obter informações, principalmente junto à empresa.

    ResponderExcluir
  11. Aqui está o Sr. Benjamin, detalhes de contato do e-mail, lfdsloans@outlook.com. / lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90,000.00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer o caminho como mãe solteira As coisas não foram fáceis comigo, mas com a ajuda de Le_Meridian, coloquei um sorriso no meu rosto enquanto observo meus negócios se fortalecendo e se expandindo também. gratidão, para quem procura ajuda financeira ou passa por dificuldades com os negócios lá ou deseja iniciar um projeto de negócios, pode ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir