quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

E por falar em eventos...

No post anterior eu escrevi sobre o Prêmio Caio, o "Oscar dos Eventos". Isso me fez lembrar que eu havia prometido trazer para o blog o que estudei para minha monografia, que abordou os eventos como estratégia de comunicação e de marketing.

Vou começar, então, conceituando evento. Há no dicionário dois sinônimos para o termo: acontecimento e sucesso. Levando a palavra para o campo empresarial, pode-se dizer que um evento é um acontecimento programado (inclusive para começar, acontecer e terminar), que foge da rotina e que reúne um grupo de pessoas para alcançar determinados objetivos, sendo que o sucesso é um deles.


Mas preste atenção em um detalhe: evento não é a mesma coisa que festa! (então, se em uma entrevista de emprego, perguntarem se você tem experiência em organizar eventos, nem pense em dizer que organizou aquela festinha da sua turma )  Sergio Zobaran, no livro "Evento é assim mesmo!: do conceito ao brinde", explica que festas são eventos sociais e eventos são, em si, comerciais. “Toda festa é um evento, mas nem todo evento é uma festa.”

E por que, afinal, o evento é uma boa estratégia de comunicação e de marketing? São muitas as razões (senão o assunto não renderia uma monografia), mas uma delas é que o evento funciona como um recurso estratégico de comunicação dirigida, pois segmenta o público, reunindo-o em um único momento, no qual todos estão vulneráveis a receber a mensagem que se deseja passar.

No próximo post, vou escrever sobre um tipo de evento bastante utilizado pelas empresas, que permite um resultado, em termos de fortalecimento de marca, ainda maior. Tenho, inclusive, uma entrevista bem interessante sobre o assunto, com o empresário e produtor de eventos Gaetano Lops. Aguardem!

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