quarta-feira, 21 de abril de 2010

As primeiras semanas no emprego

Há, praticamente, um mês estou ensaiando escrever esse post para contar as novidades sobre meu primeiro emprego, mas estava sem internet em casa e no trabalho eu não tinha tempo - além de não achar conveniente. Tanto tempo se passou que tenho até receio de ter perdido o rumo.

Mas vamos lá. Como alguns já sabem e como já adiantei no post anterior, depois de meses procurando emprego consegui uma vaga. Foi meio maluco! Só para recapitular, tudo aconteceu em uma mesma semana. Uma entrevista na JM2, em Belo Horizonte, na quinta, uma por Skype na Flora Higiene e Limpeza, de Luziânia, na sexta e uma em São Paulo (até esqueci o nome da agência) na segunda.


A vaga de Belo Horizonte era para marketing digital, área que tenho interesse, mas que confessei nunca ter trabalhado efetivamente. O sócio da agência, no dia seguinte, me procurou e disse que tinha ficado entre mim e uma menina, mas que viu que eu poderia deslanchar mais em outra função que, inclusive, estava mais alinhada a minha pretensão salarial. Aceitei a proposta e comecei a arrumar tudo para me mudar para BH e começar a trabalhar na área de atendimento da Bhdesign, uma agência de desenvolvimento web que é parceira da JM2 (elas têm um sócio em comum).

Acho que a decisão mais difícil foi quando me ligaram falando que eu tinha sido aprovada para a entrevista presencial na Flora. Lá eu seria analista de comunicação empresarial, área que gosto mais, além de ter vislumbrado mais chances de crescer na empresa. O salário e os benefícios também eram melhores. Eu poderia ir e arriscar um emprego garantido ou não ir e "perder" a oportunidade. Estava quase indo, até que refleti e decidi não ir. Não pelo medo de perder o garantido, mas porque vi que tem coisas que o dinheiro não compra. Eu ganharia mais (não tanto a mais), mas trabalharia mais, inclusive aos sábados, estaria em uma cidade desconhecida, violenta e com poucos recursos, além de estar longe de todas as pessoas que amo. Será que ia valer a pena? Prefiro não olhar para trás. É apenas o primeiro emprego (não o último)!

Indo ao que interessa...comecei na Bhdesign no dia 22 de março. A parte mais engraçada de começar a trabalhar em um lugar é que nos apresentam para todo mundo, mas você não guarda o nome de quase ninguém. Minha função inicial na agência seria cuidar do atendimento aos clientes, ser o elo entre eles e nossa equipe de produção, além de gerenciar os projetos e a equipe. Logo que cheguei já me levaram para uma reunião com um possível cliente. Foi muito estranho porque passei a reunião quase que inteira completamente muda, só observando. O que eu poderia falar, afinal?

E mais reuniões vieram. A semana inteira foi de adaptação. Ligavam para mim e eu não sabia de nada que estava acontecendo, quem era aquele cliente ou qual o status do projeto dele. Para falar a verdade nem eles sabiam direito. E esse foi o desafio: botar tudo em ordem. Acho que em toda empresa é assim: você fica inseguro, pergunta muito, não consegue tomar decisões ou resolver problemas sozinho. Isso é normal e não demonstra falta de iniciativa, proatividade. Precisamos primeiro conhecer a empresa, os procedimentos e a maneira de trabalhar de cada um. Ver até onde podemos ir. E isso não é só no primeiro emprego. Em todos os meus estágios aconteceu a mesma coisa. Por isso mesmo que na Acesso, empresa júnior de comunicação da UFJF, os novatos têm o trainee.

Sei que é cedo, mas no final da primeira semana fiz questão de pedir um feedback. Claro que não podemos esperar ouvir mil elogios, mas é bom para ver se estamos no caminho certo, se estamos correspondendo às expectativas. Isso dá mais segurança para as próximas semanas.

E por falar nelas, a segunda semana foi melhor que a primeira, a terceira melhor que a segunda e hoje, com quase um mês de casa, já estou bem mais segura no trabalho. Sei exatamente as coisas boas que fiz e as que ainda posso fazer. Não dá para fazer tudo da noite para o dia também né?! Além disso, descobri novas funções que foram se acumulando para mim dentro da empresa: atendimento, executiva de contas, prospecção passiva, assessora de imprensa, etc. Não é bem o que eu esperava, mas até acho bom, pois é uma oportunidade de também trabalhar de forma mais estratégica, com áreas que tenho mais conhecimento e interesse. Com isso, já elaborei uma pesquisa de pós-venda e estou trabalhando na elaboração de um plano de comunicação, na criação de um blog e na reformulação do texto de apresentação da empresa para o site. Muita coisa, mas confesso que é disso que gosto. Tem dia lá que não tenho tempo para respirar, pois tenho reuniões e muita coisa para fazer. Só que quando o dia está tranquilo - daqueles que você fica olhando orkut, globo.com, sites de fofoca, etc e a hora não passa -  eu volto para casa até desmotivada. Então não tenho do que reclamar.

Saindo da parte "emprego", só algumas observações sobre BH:
* os passageiros entram pela porta de frente
* oh povo que gosta de uma manifestação e de um boteco (ah, está tendo Comida de Boteco por aqui. Vários bares participam e cada um faz um prato diferente com um ingrediente escolhido. Esse ano foi jiló..ergh!)
* a única coisa que desanima é o tanto que demora para, principalmente, voltar do trabalho de ônibus. Tem dia que levo uma hora e meia para chegar em casa.

Peço desculpas pelo post gigante e tão pessoal, mas foi inevitável. Prometo uma coisa mais interessante para a próxima "aparição", que será em breve. Já pensei nessa entrevista há muito tempo, se der certo vocês vão adorar. Até mais!

6 comentários:

  1. Adorei! Continue dando notícias e conte mais sobre os desafios na sua experiência em BH. Sempre aprendemos muito com o seu blog e com sua visão do mercado. Parabéns!! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amigaaa... tbm estava louca para ter noticias suas!! Nossa, fico feliz em saber q vc esta gostando, crescendo, aprendendo... O trabalho parece mesmo ser interessante.
    Sucesso... torço sempre por vc!
    Parabens!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  3. Nossa priminha...fico mto feliz q esteja gstando...estou torcendo mto por vc...
    bjnhs te amo..

    ResponderExcluir
  4. Meninas...saudade de vocês!
    Adorei que tenham passado por aqui. Obrigada pelos comentários e pelo carinho!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Naissa!
    Acredita que o assessor de imprensa da Brasil Júnior me mandou o link do seu blog. Ele disse que entre a porrada de emails que ele recebe por dia veio um com o seu contato.
    Muito sucesso pra você, viu? Fico só observando para aprender direitinho! heuheu
    Quando vier em JF dá notícias, viu?
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa agora com essa do assessor da BJ. Mas que legal! Fiquei muito feliz!
    Obrigada viu, querido?

    ResponderExcluir