quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Perfil comportamental

O post de hoje pode ser uma dica para quem deseja ter uma "segunda opinião" sobre o seu perfil profissional. Digo segunda opinião porque nós temos uma certa visão sobre como somos profissionalmente, mas às vezes temos dúvidas - e até uma certa insegurança - sobre como as outras pessoas nos enxergam como profissional e também podemos sentir uma certa dificuldade quando precisamos nos apresentar durante uma dinâmica de grupo, criar uma carta de apresentação, etc.

Sou cadastrada no Vagas já há algum tempo. Quando me cadastrei, vi que eu tinha a opção de realizar um teste comportamental, o e-Talent, ao qual muitos recrutadores recorrem. São dadas várias séries com algumas características e temos que marcar, a cada vez, a que mais e a que menos combina conosco. Depois disso é apresentado um relatório simplificado (o completo é pago), apontando, entre outras coisas, qual é o seu maior talento e como é a sua comunicação.


Lembro que na primeira vez que realizei o teste fiquei bem satisfeita com o resultado. Realmente achei que o meu perfil estava parecido com a visão que eu tinha de mim mesma e que algumas pessoas já disseram ter. Essa semana eu fiz o teste novamente, já que o último eu havia feito há muito tempo. Os dois resultados ficaram bem parecidos, mas houve uma mudança, de certa forma, significativa: meu maior talento passou de empreendedora para gerenciadora. Bem o que eu esperava, já que sempre falei que nunca achei que era uma empreendedora como Antônio Luiz Seabra, por exemplo, mas que me considerava uma intraempreendedora.

Segue abaixo o resultado do meu último teste para aqueles que ficaram interessados e também curiosos sobre o e-Talent:

Naissa Tristão Viana da Costa

Você realiza por intermédio das pessoas.
Você potencializa o talento das pessoas.

Seu Maior Talento: Gerenciador

Este talento sente uma necessidade grande de ser admirado, acreditado e reconhecido como profissional bem sucedido. Assim ele procura associar-se com outros também acreditáveis e bem sucedidos. Ele acredita que juntos vencerão todas as barreiras. Se eles não são ainda tão eficientes, este talento os pressionará até que sejam ou os descartará e buscará outros que desejem crescer junto com ele. A sua vida é cheia de objetivos, aspirações e realizações. Ele busca sempre sair do medíocre em direção ao excepcional. Motiva e influencia as pessoas persuadindo-as em direção aos seus objetivos. Alcançam resultados com o uso de charme e persuasão, e não através de agressividade. As pessoas acreditam nele porque seu trabalho é mais que um emprego. Ele reflete o seu modo de vida pessoal. Possui uma natureza objetiva e assertiva para o fechamento de negócios, é positivo, arrojado, ativo, competitivo e persistente.

Como se comunica

Com um estilo de comunicação firme, direto e voltado para resultados, Naissa Tristão Viana da é também dotada de um alto poder de comunicação e não sente nenhuma dificuldade em tomar a iniciativa para interagir com as pessoas. ela costuma colocar suas opiniões, seja ou não solicitada a fazê-lo. Seu estilo é de uma pessoa entusiasmada e impulsiva, raramente tomando muito cuidado com o que fala, independente das conseqüências para ela ou para os outros. Naissa Tristão Viana da tende a adotar uma postura sempre confiante e aberta em seus novos relacionamentos, mas pode levar algum tempo para torná-los mais próximos. A comunicação mais formal e exigente, ou mais descontraída e amistosa de Naissa Tristão Viana da dependerá do tipo de pressão que ela sente no ambiente à sua volta.

4 comentários:

  1. nossa naissa, já disse que seu blog é ótimo? por causa desse post, resolvi me cadastrar só pra fazer o teste mesmo. o resultado me deixou um pouco confusa! hahaha mas acho que todo teste que contribua para o autoconhecimento valhe à pena, né? bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Oh Gi, que bom que gostou!
    Obrigada!
    Agora fiquei curiosa para saber seu resultado
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Ola, eu tbm fiz o teste, meu resultado foi, facilitadora!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de fazer o teste..

    ResponderExcluir