Estava em minha maratona de leituras para a monografia e fui começar a ler "Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação - Integrando Teoria e Prática", de Maurício Tavares. Já comecei a gostar do livro pela proposta do autor, de conceituar de forma didática os vários subtemas referentes à comunicação e associá-los à prática do dia-a-dia das organizações.
Passada a introdução, veio o melhor: uma história divertida para mostrar como o marketing está presente o tempo todo em nossas vidas. Simplesmente adorei, por isso vou postá-la na íntegra - mudando inclusive minha frequência de postagem. Ia fazer algumas alterações, já que Tavares assume que a história segue uma visão machista, mas desisti de fazê-lo ao ler o final. Espero que goste.
A presença do marketing em um relacionamento pessoal: visão machista
Sexta-feira, um garotão de mais ou menos 18 anos começa a confabular sobre as baladas do final de semana. Resolve telefonar para uns amigos e decidem ir a um bar à noite.
A hora está chegando, 20h. É hora de ele se arrumar: veste uma camisa de MARCA, acessórios e, por fim, algumas gotas de perfume: MARKETING PESSOAL.
Às 21h, todos se encontram em um bar da cidade e começam a conversar: BRAINSTORMING.
João (o garotão) percebe que uma menina começa a dar mole para ele. Neste exato momento, ele corre um olhar da cabeça aos pés da menina: AVALIAÇÃO DE PRODUTO. Olha ao redor para analisar outras possíveis garotas que poderiam estar dando mole antes de tomar qualquer decisão: COMPARAÇÃO ENTRE MARCAS.
Após a análise, João tem certeza de que realmente ela, a menina, é a única que está dando mole. Sendo assim, comenta com seus amigos:
- Olha só aquela gata, não tira o olho de mim. Neste exato momento, um dos seus amigos presentes diz:
- É a Maria, ela é super gente boa. Já estudei com ela no colégio: PROPAGANDA.
- E ela está realmente uma gata, veja a sainha, o decote e o batom: EMBALAGEM.
João, com certo receio, pergunta aos amigos como deveria ser sua abordagem perante a gata: POSICIONAMENTO DE COMUNICAÇÃO. Seus amigos recomendaram que fosse devagar, com jeitinho, sem espantar: CONQUISTA DE CLIENTE.
Depois de muito pensar, decide ir até Maria. Já conversando com ela, convida-a para um chope: TÉCNICA DE VENDA.
Durante o primeiro chope, o segundo, o terceiro etc., ele inicia, como qualquer pessoa, perguntas a ela: O que gosta de fazer? O que faz? Estuda? Trabalha? Mora onde? Que tipo de música escuta? PESQUISA DE MERCADO.
Depois de muito bate papo, consegue ficar com ela: MERCHANDISING - DEGUSTAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA.
Lá pelas 3h da manhã, oferece para levá-la em casa: ENTREGA EM DOMICÍLIO.
Evidentemente, já de posse do telefone dela e endereço: BANCO DE DADOS.
Sábado, pela manhã, João, que não é bobo nem nada, vai até uma floricultura e compra rosas e bombons, solicitando que entreguem em sua residência: PÓS-VENDA E PROMOÇÃO DE VENDAS - BRINDE.
Lá pelas 10h, telefona para Maria e pergunta o que achou dele, como foi a noite anterior e se gostou das rosas e dos bombons: PESQUISA DE OPINIÃO VIA TELEMARKETING.
Conversa vai, conversa vem, e ela o convida para almoçar em sua casa para conhecer seus pais. Já durante o almoço, o pai pergunta-lhe quais as suas pretensões com Maria: MISSÃO.
João responde que pretende namorar sério e não pensa em nada em curto prazo: VISÃO.
João percebe que todos gostaram dele. E estavam fazendo de tudo para deixá-lo à vontade, oferecendo várias coisas e fazendo um verdadeiro baba-ovo do rapaz. João sentia-se muito bem naquele ambiente. Davam-lhe abertura para falar o que queria, apoiavam suas opiniões etc.: ENDOMARKETING.
Já se despedindo, João agradece e promete voltar outras vezes: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTE.
Despedindo-se de Maria, pergunta-lhe se quer namorá-lo. Ela diz que sim: MARKETING DE RELACIONAMENTO.
Aproveitando o ensejo, convida-a para sair à noite: NOVOS NEGÓCIOS.
Já na boate, João percebe que outros garotões estão de olho em Maria: ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES NO MERCADO.
Sendo assim, reúne seus amigos e começa a falar sobre o assunto e pergunta-lhes o que acham da situação. Palpites, opiniões, dicas, conselhos etc. Todos participavam em conjunto para solucionar um problema comum: COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
Após a conversa, ainda na boate, João decide mudar de postura em relação a Maria. Achava que estava babando muito ovo para ela. Mudou o seu comportamento, ficou mais distante, mais frio: REPOSICIONAMENTO DE MERCADO.
Não é que deu certo? Pelo menos aparentemente.
Semanas se passaram e, certo dia, João resolve fazer uma surpresa para Maria, pegando-a na escola sem avisá-la. Chegando lá, vem a surpresa negativa; ela estava grudada em outro garotão, que por coincidência estava naquele dia na boate: INFIDELIDADE DO CONSUMIDOR.
Muito "P" da vida, João telefona para seus amigos e desabafa, reclama, chora, etc.: CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE. Diz aos amigos que ele não é feio, enche-a de presentes, está sempre ao lado dela quando precisa e que sempre a tratou muito bem: QUALIDADE TOTAL NO MIX DE MARKETING.
Por fim, João decide terminar o relacionamento. Por mais que Maria se desculpasse, ele não voltou atrás: EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR.
E aí, gostou? Além dos conceitos, podemos tirar algumas (ou várias) lições dessa história. Vou gostar muito se você compartilhar alguma aprendida comentando. A minha está aqui: será que ele não errou em seu reposicionamento? hehe
"- DEGUSTAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA."
ResponderExcluirmelhor parte! aHUUahuhahuAUHAa
Vai vendo aí como lidar com comunicação e marketing não é fácil! XP
ResponderExcluir...
ou duvido da Qualidade Total do Mix de Marketing ou aposto na Qualidade Total do Novo Concorrente
(visão não machista! rs)
independente disto, concordo com vc, Naissa! ;]
Eu já acho que ele errou na VISÃO e no ENDOMARKETING...
ResponderExcluirJá acho que essa mina não queria nada sério...Se a coisa fosse a curto prazo ambos sairiam ganhando... ele com a degustação completa do produto e ela com a satisfação garantida.
Agora, ENDOMARKETING no segundo dia de ficada...(só pra corajosas como vc Naissa....hahahahaha)...Geralmente isso é um erro fatal para simples mortais...:p