Meus questionamentos e experiências sobre tudo que envolve comunicação, marketing, eventos, mercado de trabalho e etc.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Falando sozinho?
Você que tem um blog (ou sei lá quantos) já deve ter tido essa sensação de estar "falando sozinho", escrevendo para ninguém. Você decide criar um blog, pensa em um post bacana e o escreve, todo empolgado.
Depois você entra no blog para dar uma conferida, ver se alguém "leu", comentou. Uma vez, duas, três...nada! Parece que você é o único que sabe da existência dele. Mas só parece! O fato de ninguém comentar não quer dizer que ninguém leu.
Eu no começo fiquei com essa sensação e confesso que até fiquei um pouco desmotivada, me perguntando se valia a pena continuar a escrever. Foi então que Gihana Fava sugeriu que eu acompanhasse o tráfego do blog pelo Google Analytics. E aí veio a surpresa: gente de Juiz de Fora, BH (e nem é só meu namorado rs), Rio, São Paulo e de lugares que nem imaginava estava lendo meu blog (lendo mesmo, dá para saber quanto tempo a pessoa fica no blog, quantas páginas ela lê, etc). Depois, alguns comentários surgiram (novamente, de pessoas que nem imaginava).
Então se um dia você também se perguntar se vale a pena continuar a escrever, lembre-se de qual era o objetivo quando o blog foi criado: Desabafar? Ser comentado? Ser lido? Usá-lo profissionalmente? Se estiver conseguindo cumpri-lo, nem que seja um pouquinho, ok.
Não que eu me contente com pouco, mas se uma pessoa ler o que escrevo já fico satisfeita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
hum... acho que todos tem essa sensação no começo. eu fui ler os primeiros posts de um blog que eu adoro, que hoje tem uns 150 comentários por post e vi q lá no comecinho naum tinha nenhum comentário. depois foi crescendo timidamente. eu mesma sou uma das que lê váários blogs e quase nunca comento. mas o mais importante é a gente escrever, só pq escrever é bom! e claro, acompanhar pelo analytics tb, né? bjo bjo
ResponderExcluirAham! coloquei o analytics no meu tb, vamos ver! xD
ResponderExcluiro Analytics ajuda muito mesmo. Você descobre também o poder das palavras-chave!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGatinha, sou um leitor às escuras, mas leio tudo que você escreve! Amo vc!
ResponderExcluirAcho que a participação em outros blogs auxilia. O meu pelo menos é mega "tímido", ainda estou entrando no ritmo!
ResponderExcluirJá havia pensado, mas não coloquei analytics! Vou colocar!