Vou postar aqui o texto que fiz para o blog da Bhdesign, mas tenho que fazer algumas observações e adequações que só cabem aqui. A inspiração desse post veio da participação no Comitê de Comunicação Digital da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), há duas semanas, na Casa Fiat de Cultura.
Nossa, valeu a pena ter ido no evento só pelo lugar, que é muito legal, e pelos materiais que nós ganhamos: a revista Mundo Corporativo e a pesquisa impressa da Deloitte sobre as mídias sociais nas empresas e duas revistas sobre comunicação empresarial. Foi tão válido que ficarei de olho nos próximos Comitês.
Teve um coffee de recepção e depois começou o evento. O convidado foi Fábio Cipriani, gerente da área de consultoria empresarial da Deloitte.
O cara é o cara! rs. Não sei se com vocês também é assim, mas sempre quando vou a um evento e vejo um palestrante como ele, novo e já com tanta experiência, com um baita currículo, fico pensando que quero ser igual quando crescer. Mais que isso, fico imaginando como tudo começou. Porque nem falta muito para eu "crescer" e ainda tenho tanto chão pela frente...
Mas, enfim, vamos ao que interessa! O evento foi produtivo, o Fábio mandou muito bem e mostrou muita experiência, respondeu muitas dúvidas dos participantes e, melhor, deu exemplos reais. Segue meu post sobre o assunto:
As mídias sociais, em especial o Twitter, vêm crescendo em um ritmo assustador e transformando a maneira de lidar com os clientes e com o mercado. A pesquisa "Mídias sociais nas empresas - o relacionamento online com o mercado", realizada pela Deloitte, mostra que elas estão se tornando importantes instrumentos estratégicos para as empresas de todos os portes e setores da economia. Não é atoa que 70% das empresas brasileiras já aderiram a essa nova tendência e utilizam e / ou monitoram o que acontece online.
Essas empresas estão utilizando as mídias sociais para ações de marketing – afinal, elas são um canal de comunicação que atinge milhares de pessoas com um baixo custo –, divulgação de produtos e serviços, monitoramento da marca e também como plataforma de relacionamento, para capturar oportunidades, dar suporte a clientes e promover inovações através da colaboração dos usuários.
Outra razão para estar nas mídias sociais é entender e atender o novo consumidor social, muito mais exigente, que quer ser escutado pelas empresas sem sair de casa e compartilha online sua opinião sobre elas com seus amigos, podendo exercer grande influência sobre o que vão pensar sobre suas marcas.
Mas antes de começar a usar as mídias sociais é preciso planejar, traçar os objetivos que sua empresa deseja alcançar, entender o ambiente – quem está lá, como as pessoas e organizações agem, linguagem que usam para se comunicar, possibilidades, recursos, etc. – , estudar seu público-alvo e seus concorrentes, levantar as melhores práticas e definir planos de ação. Ter pessoas preparadas para cuidar das mídias sociais é imprescindível. Como se trata de relacionamento, não basta ter conhecimento técnico, saber usar a ferramenta. É preciso saber como se comunicar, “falar” o que o seu público quer “escutar” da sua empresa.
Além disso, é importante monitorar sempre, pois os usuários das mídias sociais são altamente engajados e influenciadores. As informações, com isso, fluem com uma velocidade inacreditável, fazendo com que as empresas percam o controle sobre o que foi divulgado, conforme imagem abaixo.
No evento, Fábio Ciprini disse que “mídias sociais é uma avenida movimentada onde sua empresa vai colocar um outdoor”. Além da mensagem desse outdoor ser adequada, é preciso monitorar quantas pessoas o estão vendo e o que estão falando sobre ele. Isso permite replicar o que está sendo dito, reforçando a mensagem e o marketing boca-a-boca, e, quando necessário, agir com transparência e agilidade para contornar situações desfavoráveis.
Ainda de acordo com a pesquisa da Deloitte, nos próximos três anos, 86% das empresas que não usam ou monitoram as mídias sociais já deverão ter mudado de lado, provavelmente investindo em marketing e depois em relacionamento com o cliente.
Se você ainda tem dúvidas sobre o melhor momento para começar a atuar nas mídias sociais, saiba que o momento é agora. Como disse o Fábio, "demorou!". Quanto mais cedo você se preparar e começar a agir, mais e melhores resultados você alcançará. Elas oferecem, todos os dias, infinitas oportunidades. Aproveite!
Ps: o foco do texto foi as empresas, mas você, pessoa "comum", também não deve ficar de fora. As mídias sociais estão cheias de oportunidades para você também. Mostre seu trabalho, esteja mais perto das empresas e das pessoas que podem ajudá-lo. Faça contatos, aprenda, ensine, compartilhe informações...seja visto!
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