domingo, 5 de setembro de 2010

A cara é bonitinha, mas o conteúdo...

Mais um post que fiz para o blog da Bhdesign, mas que cabe perfeitamente aqui porque tenho certeza que você, leitor, também acredita na importância de um bom conteúdo. Eu, particularmente, acho que ele é bem mais importante que visual (o layout do meu blog não me deixa mentir rsrs).

Esses dias, conversando com um cliente por telefone, ouvi dele a seguinte frase: “Agora já é tendência uma empresa ter um site”. Bom, já que acredito que o cliente nem sempre tem razão, tive que discordar dele, pois já não é de hoje que isso virou obrigação.

Quando queremos referência ou até mesmo o contato de alguma organização, vamos logo pesquisar na internet. Quando não achamos um site, já ficamos com o pé atrás ou desapontados. Ter uma página na internet passa credibilidade, além de ser a maneira mais rápida e fácil de sua empresa ser encontrada.


Entretanto, não basta ter um site. Nem é suficiente que ele seja bonito visualmente. Como explicamos, no blog da Bhdesign, no post sobre SEO, as pessoas procuram informação, conteúdo. Você pode ter gasto uma fortuna no desenvolvimento de seu site, mas se o conteúdo dele também não for de qualidade, pouco terá valido o investimento.

Em “Os 10 mandamentos para ter um site de sucesso”, também falamos da importância de investir no planejamento. Pois bem, então na hora de planejá-lo priorize também o seu conteúdo. Ele é tão importante quanto a estrutura, pois é o que aparece, salta aos olhos, e pode fazer com que a pessoa continue ou não navegando no site.

Você já deve ter entrado em uma página na internet com textos enormes, fora da linguagem usada na web ou, pior, cheia de erros de português e de digitação. Tenho certeza que a experiência não foi agradável. Você deve ter comentado isso com algum colega, a empresa, provavelmente, perdeu alguns pontinhos em seu conceito e é bem capaz que você não tenha tido mais vontade de voltar lá. Indicar para outras pessoas então é pouquíssimo provável.

O conteúdo de um site tem que ser correto, objetivo e atraente. Deve responder ao que o usuário está buscando e realmente “vender” a sua empresa e o seu produto ou serviço. Tente evitar, também, termos muito técnicos. A simplicidade – que na verdade não é nada simples de conseguir – é o que há de melhor. Escrever é difícil, ah como eu sei! Começar, não perder o foco, fazer com que o texto seja entendido facilmente e da maneira correta, arrumar uma boa finalização, revisar dezenas de vezes e ainda achar uma vírgula fora do lugar. Para piorar, ainda tem as novas regras gramaticais.

Da mesma forma como você busca alguém qualificado para construir a sua casa, prestar um atendimento médico e construir o seu site, você deve se preocupar com quem vai produzir o seu conteúdo. Caso você não tenha em sua empresa essa pessoa, contrate quem possa fazer, seja uma agência um ou profissional freelancer.

O seu site é o seu cartão de visitas. Preze para que ele passe para seu público a melhor imagem possível sobre a sua marca.

Ps: Acima falei que uma pessoa busca sempre alguém qualificado para construir sua casa. O problema é que nós, profissionais de comunicação, sofremos do mal que todo mundo acha que pode fazer nosso trabalho - e quase infarto quando vejo gente da área defendendo que não precisa fazer faculdade para fazer o mesmo trabalho, daí apelo mesmo e falo que há faculdades e faculdades e alunos e alunos, não me compare e não venha generalizar. Ninguém se mete a besta de, do dia para a noite, começar a construir um prédio, mas a cuidar da comunicação de uma empresa tem um monte de "profissionais" por aí, principalmente engenheiros...

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