domingo, 29 de agosto de 2010

Quando o blog realmente é corporativo

Sei que estou que nem uma fêmea lambendo a cria, mas tive que compartilhar aqui minha alegria com o resultado do blog da Bhdesign. É algo, inclusive, que tem me deixado muito motivada para trabalhar.

Comecei na Bhdesign cuidando do atendimento e da gestão dos projetos. Com o tempo, passei a atuar também com prospecção. Mais tarde, começamos a botar em prática o projeto do blog da empresa. O Diogo, nosso webdesigner, foi o responsável por criá-lo, dar uma cara a ele. Eu fiquei sendo a responsável pelo conteúdo. Desde o início, minha preocupação era que ele não fosse apenas minha responsabilidade. Imagine eu, jornalista, escrevendo sobre design e tecnologia?!
Poderia até escrever, mas o resultado seria muito diferente do que estamos conseguindo. Além disso, se o blog seria da empresa, nada mais certo do que ele ser responsabilidade de todos. Todos deveriam se envolver e participar.


Combinamos que não iríamos forçar ninguém a escrever, não haveria metas. Escreveria quem quisesse e eu revisaria os posts. Então eu realmente era a maior responsável pelo blog, já que teria que gerar conteúdo e mobilizar a galera para escrever. Um desafio! Foi importante mostrarmos para eles os benefícios, afinal, além de enriquecer o conteúdo desse novo canal de comunicação, eles assinariam os posts, uma forma de mostrar e divulgar seus trabalhos como profissionais da área. O Fernando, sócio da agência, também ajudou muito a partir do momento que mostrou entusiasmo para escrever. Aos poucos, os posts iam surgindo. Fui acompanhando os resultados, os números de visitas, os comentários e, claro, divulgando para a equipe. Até riam de  mim, me chamando de marketeira. Com isso, mais pessoas foram se motivando a escrever.

Hoje já temos posts de todos da equipe. Só na semana passada, tive que revisar três, quase não sobrou tempo para escrever e publicar o meu. Íamos enviar uma newsletter divulgando o blog, por isso ninguém queria ficar de fora. Todos se esforçaram para ter um texto lá. Cada um escreveu sobre sua especialidade: e-commerce, sites, automação de testes, HTML 5, JSON, Designer Patterns, Interfaces, mídias sociais, SEO, etc.

E foi justamente isso que enriqueceu o blog. Ele não é um blog de uma só pessoa, com uma só cara, um só estilo de escrever e falando só da empresa e de seus serviços. Ele realmente é um blog corporativo. Se buscarmos o significado, corporação é um "grupo de pessoas que agem como se fossem um só corpo, uma só pessoa, buscando um resultado comum". Ou seja, todos os colaboradores da Bhdesign estão escrevendo e se empenhando para que o blog exista e seja um sucesso. Por isso acho que ele está interessantíssimo, temos conteúdo diversificado e de qualidade, pois cada um escreve sobre aquilo que gosta e entende. Temos informações para desenvolvedores, designers, profissionais de mídias sociais, agências, clientes que têm dúvidas, etc. Tem assunto para todos os gostos e para todos os nossos públicos de interesse. E como resultado, tivemos, aproximadamente, 460 visitas no primeiro mês (com pouca divulgação) e mais de 200 nessa última semana, quando tivemos recorde de publicação.

Aproveito para convidá-los a passar por lá, ler e comentar meus posts. Já tem um sobre mídias sociais, confira!

Vou trazer alguns para cá e levar uns daqui para lá também, quando houver uma ligação, é claro. Já tem um, prontinho para ser publicado, sobre conteúdo de sites. Aguardem!

2 comentários:

  1. Realmente o site da Bhdesing está muito completo e interessante. Os posts não são massantes mesmo para quem é iniciante na área. Parabéns pelo trabalho Naíssa e Bhdesing.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Amanda!
    Muito bom saber a opinião de quem está de fora.
    Espero que continue acompanhando.

    ResponderExcluir