quinta-feira, 15 de julho de 2010

Qual pós-graduação escolher?

Lembram daquele post que escrevi sobre pós-graduação? Éh...estou nessa fase!
Disse que deveríamos pensar bem, escolher uma instituição conceituada, etc. Pois é...agora estou sentindo na pele como é difícil tomar essa decisão.

Estou morando em Belo Horizonte. Minha rotina tem sido bem mais do mesmo: da casa para o trabalho, do trabalho para casa. Isso tem me deixado bastante insatisfeita, parece que minha vida aqui está sem sentido, acho até que é por isso que desanimei tanto e sumi aqui do blog (peço desculpas pelo sumiço). Enfim, chegou a hora de acordar e dar um sentido para minha vida. E isso envolve várias atitudes, uma delas é começar uma pós-graduação.


O primeiro passo foi escolher a área. A que sempre quis foi Comunicação Empresarial, mas cheguei até a cogitar a de Marketing Digital, um novo curso do UNI-BH. É uma área promissora e que não tem tanta gente especializada. Muitos falam que é a profissão do futuro. Mas depois pensei bem: quero ser gestora de comunicação de uma média ou grande empresa, trabalhar com assessoria de comunicação. Fazendo esse curso eu iria me afastar um pouco desse objetivo. Além disso não tenho tanto tesão por essa área.

Então decidi que queria mesmo Comunicação Empresarial e comecei a procurar em todas as faculdades que conheço daqui que oferecem. Não achei nada nas mais bem conceituadas, como FGV e Dom Cabral. Achei três cursos, pesquisei no site e mandei e-mail para os coordenadores:

1 - MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional no Centro Universitário UNA. Achei o conteúdo bem interessante, prático e voltado para o mercado. Sinto falta disso, afinal formei em uma faculdade de Jornalismo, muito acadêmica. O coordenador disse que já formaram três turmas. Tem a opção de fazer o curso normal, duas vezes por semana, ou dinâmico, formando em seis meses (eu faria o normal).

2 - Especialização em Comunicação Empresarial no UNI-BH. Não achei tão interessante, achei meio acadêmico demais, muito teórico, mas o preço está mais ou menos igual. Não tive mais informações, tinha que marcar entrevista com a coordenadora.

3 - Especialização em Gestão Estratégica da Comunicação da PUC Minas. O programa no site está mais resumido, mas meu medo é que seja muito acadêmico também. No entanto, já formaram 20 turmas e o coordenador disse que sempre tem mais candidato que vaga. PUC tem mais nome e tempo de pós-graduação né?! Um professor meu disse que dois professores de lá, Júlio Pinto e Ivone, são referências na área de comunicação no país. E, obviamente, é mais caro que os outros (mas isso é o de menos, quero fazer um curso que realmente faça diferença).

Bom....essas são minhas dúvidas. Na verdade nem sei se tem algum curso bom que não olhei. Meu medo é escolher errado, um curso que não vai fazer diferença para eu conseguir alcançar meus objetivos. Sei que nome não é tudo, mas nome é muito importante sim. Estudar em uma instituição bem conceituada faz sim a diferença. Na pós, o aproveitamento depende muito mais do aluno, mas os professores também precisam ser bons. O conteúdo também. Não quero outra graduação: muita teoria e pouca prática, pouca visão de mercado. Quero um diferencial. E estou perdida justamente por não ter essas referências, indicações.

Então antes de tomar qualquer decisão estou pesquisando, sendo cara de pau e conversando com todo mundo que eu conheço e que não conheço para pegar informações. Afinal é uma escolha importante demais para ser tomada sem informações, sem certezas...

Se quiser me ajudar, dê também sua opinião. Desde já eu agradeço :D

2 comentários:

  1. Oi Naíssa! Um conselho de quem já fez uma especialização e está terminando o Mestrado é talvez esperar um pouco mais, e escolher um curso que de fato complemente sua experiência profissional, ao invés de fazer o contrário. É muito mais proveitoso fazer uma pós quando ela ter a ver com o que se trabalha, digo isso porque deixei de aproveitar muitos aspectos dos cursos que fiz porque eles abordavam temáticas que ainda estavam distantes da minha realidade profissional. Mas boa sorte na sua decisão!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou na busca de boas faculdades pela internet. Estou fazendo uma listinha, gostei bastante do artigo. Eu amo e quero fazer Administração, me indicaram esse lugar para fazer pós-graduação http://www.insper.edu.br/certificates
    Por enquanto vou pesquisando. Quem quiser indicar alguma pós eu agradeço!
    Abraço!

    ResponderExcluir