sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Entrevista com @FoliaOficial - O Twitter como aliado dos eventos

Já há algum tempo que venho observando e refletindo sobre a relação entre eventos e o Twitter, como esse pode tornar-se um aliado, seja para intensificar a divulgação, reforçar o discurso na captação de patrocínios ou repercutir o evento.

Na verdade, acredito que essa é uma das áreas que mais consegue explorar as potencialidades da ferramenta e se beneficia com o seu uso. Isso porque os eventos conseguem abranger um “público seguidor” bem maior que muitas empresas – pense, por exemplo, em uma empresa de TI, que tem um público relativamente restrito – , justamente porque seu negócio desperta interesse em mais pessoas, afinal ele supre uma das necessidades básicas do ser humano, que é a de socialização, de pertencimento a um grupo. Com isso, os perfis das áreas de eventos conseguem uma interação maior com seus followers, estabelecendo realmente um diálogo, uma das dificuldades de boa parte das empresas que atuam no microblog.

Há outras razões que explicam por que o Twitter – na verdade, de forma geral, as redes sociais – pode ser um grande aliado dos eventos, mas vou comprovar esse meu pensamento através de um case. Não podia ter pensado em outro exemplo que não fosse o @FoliaOficial, perfil do Portal Folia – principal canal de comunicação entre a DM Promoções e seus clientes. Sigo-os há bastante tempo e os números, as estratégias adotadas e, principalmente, a interação que eles conseguem promover chamaram a minha atenção.

O @FoliaOficial está ativo desde maio de 2009. Ele tem atualmente mais de 12.600 followers, é seguido por quase 300 listas e tem mais de 12.300 tweets, com uma média de 32 por dia.